Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

TRAVESSIA RANCHO CAÍDO

Seguiremos pela trilha do Pico das Agulhas Negras, bifurcando na subida da Pedra do Altar, passando na base do Altar (2665 metros) onde avistaremos maciço das Agulhas Negras em sua totalidade e a Asa de Hermes a sua esquerda. Desceremos para o Vale do Aiuruoca onde passaremos ao lado da nascente que da nome ao vale, a do Rio Aiuruoca (2540 metros), a nascente mais alta do Brasil, e logo mais a frente encontraremos sua primeira cachoeira com seus 15 metros de queda.

Após a cachoeira seguiremos em direção a formação dos Ovos da Galinha(2380 metros). Após uma subida chegaremos a um belo mirante, onde já avistaremos a região de Visconde de Mauá no horizonte, e então desceremos para o Vale dos Dinossauros, passando pela nascente do Rio Preto (Divisa dos estados de RJ-MG). Alguns quilômetros a frente chegaremos ao local conhecido como Rancho Caído, nosso local de camping. 

No dia seguinte enfrentaremos o ultimo trecho da travessia, neste dia enfrentaremos apenas uma pequena subida, após ela virá o trecho conhecido como Mata Cavalo, serão 4 horas só de descida até chegarmos à Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá.

 Ao todo serão 23,5 km de caminhada, podendo ser percorridos em um ou dois dias, avistando praticamente todos os atrativos da Parte Alta do PNI, fazendo um giro de quase 360 graus nas Agulhas Negras e passando por lugares inóspitos e muitas nascentes de água.

 

Indicada para pessoas com excelente preparo físico.

Duração: 1 ou 2 dias

Dificuldade: Pesada

 

________________________________________________________