Classificação de trilhas
ATENÇÃO: A classificação de dificuldade apresentada a seguir leva em questão tanto o esforço físico, quanto a dificuldade técnica. Não utilizamos o fator "distancia" nessa medida, pois em montanha é muito subjetiva.
Fácil: Terreno pouco acidentado, geralmente com escadas contando com o auxilio de corrimão e com o carro chegando no atrativo, podendo ter alguns trechos úmidos e com lama, trilhas com duração média de 10 minutos.
Fácil /Moderada: Terreno pode conter rochas, lama, trechos úmidos e degraus artificiais ou naturais, muitas vezes contando com o auxilio de corrimão. Trilhas com duração média de 30 minutos.
Moderada: Terreno acidentado e com trilhas rusticas, muitas vezes em locais com elevada altitude, podendo apresentar diversos obstáculos como: lama, travessia de córregos, laje inclinada de rocha, "trepa-pedra", charcos e algumas subidas e descidas íngremes. Trilhas com duração média de 1 a 2 horas.
Difícil: Terreno muito acidentado com subidas e descidas ingrimes, muitas vezes em locais com elevada altitude, podendo apresentar diversos obstáculos como: lama, travessia de córregos, laje inclinada de rocha, "trepa-pedra", charcos, precipícios e trechos com escalada em rocha. Trilhas com duração media de 4 a 6 horas.
Muito difícil: Terreno extremamente acidentado com várias subidas e descidas ingrimes, muitas vezes em locais com elevada altitude, podendo apresentar diversos obstáculos como: lama, travessia de rios e córregos, laje inclinada de rocha, "trepa-pedra", charcos, precipícios e trechos com escalada em rocha. Trilhas com duração media de 8 horas a 2 dias.