Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Pico das Agulhas Negras


Localizado na parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia com 2.791,55 metros de altitude, é o mais alto do estado do Rio de Janeiro e o quinto do Brasil.


Seu percurso é bastante exigente, levando cerca de 4 horas da portaria até o cume.   O primeiro trecho de caminhada é relativamente tranquilo até a base, a partir da base se começa a subir. Intercalando entre trechos de trilha úmidos e rochas. Então se chega ao famoso "primeiro rampão", local do primeiro contato propriamente dito com a rocha. Passado ele se tem mais um pequeno trecho de trilha e escalaminhada até o "segundo rampão" este menos inclinado que o primeiro, porém muito mais extenso e que exigirá bastante das coxas e panturrilhas.

Ao final do segundo rampão se chega ao primeiro lance de corda, local onde o guia subirá primeiro e irá passar todos os participantes com total segurança. Deste lance em diante se caminha apenas por cima das rochas, trecho que costumamos chamar de trepa-pedra.

Um pouco antes do cume se deve enfrentar um ultimo desafio, o segundo lance de corda, esse mais exposto que o primeiro, porém feito com total segurança e auxilio de equipamentos de escalada.

 

 

Este roteiro é indicado apenas para pessoas com bom preparo físico ou acostumadas com atividades deste tipo.

Duração: dia todo

Dificuldade: semi-pesado

________________________________________________________